sexta-feira, 29 de abril de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

OS ALIENÍGENAS DE ORSON WELLES E OS MOSQUITOS DA VIDA REAL...

Em Rondônia, os pesquisadores descobriram mais um tipo de mosquito, que pode transmitir novo vírus, pouco conhecido no país. Trata-se da Febre de Oropuche. Os sintomas: febre alta, dores de cabeça, dores nas costas e incômodo nos olhos em áreas iluminadas. Não é algo muito grave, mas mesmo assim é mais uma das muitas doenças transmitidas por um inseto, que está se tornando o maior inimigo do homem: o mosquito. Para os fanáticos por artes e cinema, vale uma analogia com a história da Guerra dos Mundos, criada pelo genial Orson Welles, no final dos anos 30, quando, via rádio, ele encenou um ataque alienígena à Terra. Milhares de pessoas acharam que o evento era real. Na história, os “invasores” só foram detidos por  bactérias, a quem o organismo humano já não era vulnerável. O mesmo parece estar acontecendo, agora, com os vários tipos de mosquitos, que estão causando milhões de contágios e milhares de mortes mundo afora. No Brasil, onde a dengue havia diminuído por alguns anos, ela voltou com força, trazendo consigo a chicuncunya e, pior que tudo, o zika vírus, que causa microcefalia em fetos e muitos outros danos ao organismo.
A saúde pública no Brasil já estava um caos bem antes desse pacote de doenças chegarem (algumas estão voltando), com grande agressividade. Ou seja, o que já era muito ruim, tende a piorar muito mais, com os insetos transmissores de uma série de males se multiplicando em todas as regiões. Em Rondônia, já há ao menos três casos confirmados de microcefalia em bebês nascidos há poucos dias. Há muitos outros, suspeitos. Tal qual os alienígenas de Orson Welles, nosso organismo ainda não suporta tantas doenças transmitidas não por bactérias, mas por mosquitos, esses outros seres minúsculos, que estão causando danos enormes aos brasileiros e à toda a Humanidade.
HELICÓPTERO EM AÇÃO - Ação da polícia em Ariquemes, na última sexta, demonstrou que, com os meios necessários, há sim como combater o crime com rapidez. Dois bandidos roubaram o carro de um cadeirante (suspeito de envolvimento com drogas) e usaram o veículo para diversos assaltos. A PM utilizou um dos helicópteros  da segurança publica para localizar os criminosos. Não deu outra: em pouco tempo, os bandidos foram presos, o carro recuperado e o cadeirante libertado, já que estava sendo mantido em cativeiro pelos outros criminosos. O deficiente físico traficante seria parente de gente da polícia, segundo ouve-se nos bastidores.
DESEJO DA MAIORIA - Nessa segunda será instalada a comissão do Senado que vai decidir por pedir o afastamento ou não da Presidente da República. A tendência é que o processo corra rapidamente e, provavelmente na segunda semana de maio, o assunto já esteja definido. A perspectiva é de que o Brasil tenha novo Presidente antes que junho chegue. Obviamente, os derrotados, sempre uma minoria barulhenta e que não aceita ser derrotada, vai tentar fazer de tudo para prejudicar o país (mais do que já tem feito). Mas, sem eles no poder, há ao menos chances do Brasil se reerguer. Se eles continuarem, a chance é zero.  Tomara que prevaleçam os interesses maiores do povo brasileiro!
PRESENTE AO PREFEITO - O prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, vai ganhar nessa segunda um presente de aniversário, embora com dois dias de atraso. Neste sábado ele comemorou mais um ano de vida e, nessa segunda, o DER vai presentear Jesualdo e toda a comunidade com o reinício das obras do Anel Viário. Há mais de uma década e meia o Anel começa, pára, começa de novo, pára... e, é claro, nunca é concluído. O diretor geral do DER, Ezequiel Neiva, garante que dessa vez a obra vai até o fim. Jesualdo, que não vai disputar a reeleição, por uma dessas decisões surpreendentes da política, embora tenha uma aprovação excepcional, quer ver o Anel Viário pronto, antes de deixar o cargo, no início do ano que vem...
OS MORTOS E O FUTEBOL - Uma cena chocou milhões de brasileiros e viralizou na internet. Ao lado de dois corpos, vítimas da queda da ciclovia de 45 milhões de reais que durou menos de três meses, no Rio de Janeiro, várias pessoas jogavam futebol tranquilamente, na praia. Como se os dois mortos não existissem. Como se a tragédia deles nada tivesse a ver com nosso país da corrupção, da vergonha, da impunidade.  Os dois mortos estão ali, rostos cobertos. O único cuidado dos jogadores de praia é para que a bola não fosse para o lado dos cadáveres, porque então eles poderiam ser observados mais de perto e, quem sabe, houvesse algum sentimento de tristeza ou pena. Parece que temos mesmo um povo que perdeu a noção de amor, respeito e solidariedade. Incrível!
PRÊMIO DA SUJEIRA - A Escola Estadual Roberto Duarte, no bairro Igarapé, está prestes a ganhar um prêmio: a de possuir o banheiro mais sujo, fedorento e imundo de toda a estruturar educacional de Rondônia. Alunos e pais de alunos já reclamaram várias vezes, mas a direção da Escola diz que a culpa é dos estudantes, que transformam o banheiro num lixão. Mas há alunos que não querem mais ir às aulas, porque se precisarem ir ao banheiro, terão que suportar todo o fedor e a falta de higiene que nele se registram. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra bem a situação e exemplifica como uma escola NÃO deve tratar seus estudantes.
PERGUNTINHA - Você tem algum otimismo sobre como acabará esse ano de 2016 ou é dos que pensam que só com muito tranquilizante do tipo Rivotril, poderemos enfrentar o que vem por aí?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires - Porto Velho-RO.


Nenhum comentário:

Postar um comentário