sábado, 30 de janeiro de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

MAIS UMA MISSÃO MUITO DIFÍCIL PARA UM POLICIAL COMPETENTE

Muda o comando da Polícia Militar. Assume o mais alto posto da sua vitoriosa carreira o coronel Ênedy Dias de Araújo, um dos mais respeitados oficiais no contexto da estrutura da PM rondoniense.  Aos 45 anos, Ênedy já assumiu importantes postos. Comandou o policiamento nas regiões de Jaru, Ariquemes, Ji-Paraná e atualmente chefia o policiamento da Capital. Há pouco tempo atrás, ele também comandou a segurança da Assembleia Legislativa, quando Neodi de Oliveira presidia a Casa.  Ênedy substitui no posto ao coronel Nilton Kisner, que ficou pouco mais de seis meses à frente da tropa. A troca de comando será nesta segunda, em Porto Velho. Ênedy assume mais uma enorme responsabilidade. Vai comandar uma tropa que tenta de todas as formas superar as enormes dificuldades, como a gritante  falta de pessoal e de viaturas; como a crescente onda de violência que assola Rondônia (aliás, repetindo o que está acontecendo em todo o país) e, mais ainda, fazer a PM atuar com rigor contra a bandidagem, super protegida por leis espúrias, vergonhosas e que criminalizam a polícia, não os marginais que fazem a sociedade de refém.

Como conseguirá superar todos os obstáculos? Experiência ele tem. Resultados práticos do seu trabalho e do seu comando também. Mas o coronel Ênedy sabe que não será fácil. Dezenas de policiais, sub oficiais e oficiais estão se aposentando. A reposição é lenta, porque precisa enfrentar concursos públicos, uma burocracia infernal e, mais que tudo, a falta de recursos para novas contratações. Ao mesmo tempo, terá que convencer a população que, mesmo com todas as deficiências, a PM dará conta do recado, ou seja, dar mais segurança à população. É uma missão duríssima. Mas se há alguém que tem cacife para cumpri-la, certamente esse alguém é o novo comandante da PM!

CASAS BOAS, MAS... - Moradores da Vila do Dnit, no outro lado do rio Madeira, ganharam casas muito boas e uma aparente infraestrutura de qualidade. O colégio, mesmo inaugurado com grande atraso, é digno de Primeiro Mundo. Mas a situação anda piorando para as 120 famílias do conjunto, que por causa das obras da ponte, foram transferidas. Elas ficam vários dias sem água e sem energia; não há iluminação pública; os furtos, roubos e assaltos se multiplicam e o ônibus passa só de hora em hora. Pior ainda: à noite, quem não tem carro ou moto precisa atravessar a pé a ponte no escuro, já que não há iluminação. As reclamações se multiplicam,...

 PRODUÇÃO RECORDE - O agronegócio realmente é o grande propulsor do crescimento rondoniense, mesmo em tempos de crise nacional. A produção agrícola somou uma safra de grãos de mais de 1 milhão e 600 mil toneladas. A soja lidera, com 744 mil toneladas. Já a pecuária também deu um salto, com uma produção de mais de 500 mil toneladas de carne, o principal produto de exportação do Estado. Tem mais: foram abatidas 11 milhões de cabeças de frangos, comercializados para o Brasil e exterior. E a produção de 2016 tende a ser ainda maior. O secretário da Agricultura, Evandro Padovani, anda soltando fogos para comemorar os ótimos números...

QUEM AVISA... - Se algo acontecer, não terá sido por falta de aviso. O deputado estadual C leiton Roque tem alertado, há muito tempo, que a ponte sobre o Riozinho, na BR 364, em Cacoal, pode cair, caso não seja reformada e reforçada com urgência. Por ela, todos os dias, passam centenas de caminhões pesaqdos e a fragilidade da ponte é óbvia. Cleiton Roque já pediu apoio ao Dnit, à bancada federal, ao Governo do Estado e ao Bispo, mas até agora seus apelos foram ignorados. Quem sabe quando acontecer alguma tragédia as autoridades competentes se mexam? O alerta está dado. De novo!

 GAROTA EXEMPLAR - Quando a vida imita a arte: prestes a ser abandonada pelo marido., Amy Dunne some de casa. Todos os indícios apontam que seu marido Nick a matou. A história do filme “Garota Exemplar (em inglês: Gone Girl), tem uma performance espetacular da atriz Rosamunda Pike. No filme, há uma cena que pode ter inspirado a assassina de Vilhena a matar seu ex namorado. Vania Basílio Rocha matou cruelmente seu ex, Marcos Catâneo Porto, com um golpe fatal na garganta, enquanto praticavam sexo. Tal qual uma cena antológica do excelente filme e 2014, sobre casal em conflito. Assista o filme e veja se não é muito parecido com o que aconteceu na vida real....

MAIS APERTO - Fontes palacianas confirmam: o governador Confúcio Moura estaria  formatando um novo decreto, apertando ainda mais o cinto e cortando uma infinidade de gastos.  Há quem não vá gostar, na turma governista, porque parece que a ordem do chefe é: mordomia zero”!. Além disso, um programa especial de combate à sonegação, visando evitar que a arrecadação do Estado tenha queda acentuada, também estarias em curso. Confúcio quer cortar tudo o que for possível, com exceção dos investimentos e em obras que estão em andamento, muitas das quais serão entregues neste ano. Esperemos para ver o que vem por aí!

PERGUNTINHA - Os muitos  elogios que o ex prefeito e grande empresário de Cacoal, Divino Cardoso, fez ao governador Confúcio Moura, pode significar que ele estaria pensando em voltar à política, contando com o apoio do Palácio?

Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário