quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

OPINIÃO DE PRIMEIRA

TERRA JOVEM, DE PROGRESSO, TERRA ABENÇOADA !

São apenas 34 anos. Em menos de três décadas e meia como Estado, Rondônia deu um salto. Esse pequeno pedaço do Brasil é, sim, uma terra cada vez mais promissora. Em Rondônia a história foi encurtada. Pela dedicação dos pioneiros. Pela marca do desenvolvimentista do primeiro governador, o inesquecível Teixeirão. Pela coragem daqueles que chegaram para desbravar a floresta, transformando-a em área de plantio, de criação de gado, de produção incomparável da pequena propriedade. Desde Jerônimo Santana, o primeiro governante eleito pelo voto direto, todos os demais foram deixando sua marca. O médico Osvaldo Piana; o hoje senador Valdir Raupp; o primeiro presidente da Assembleia, José Bianco; o empresário e hoje senador Ivo Cassol e agora o médico Confúcio Moura entram na história do jovem Estado, dando sua contribuição para fazê-lo ir em frente. Não é de graça que chegamos, nesta primeira década e meia do século 21, como uma das áreas mais promissoras do Brasil, com perspectiva de um futuro de crescimento e progresso.  Mesmo com tantos estrangeiros dando pitaco e tentando se adonar da nossa floresta; mesmo que o governo federal eventualmente mais atrapalhe que ajude; mesmo nas crises econômicas, temos crescido. Como crescemos muito em 2015, mesmo com o país tendo 3,5 por cento de u PIB negativo.
 Rondônia com apenas 34 anos,é uma terra abençoada, fértil, com grande progresso, mesmo havendo muito ainda por fazer. É uma terra ainda jovem, com pouco mais de 1 milhão e meio de habitantes, a maioria migrantes, mas já chegando à segunda geração de pais e avós que vieram de outros Estados e que já tem seus filhos e netos rondonienses da gema. Temos muitos problemas, sem dúvida, mas para quem recém é trintão, temos muito a comemorar. Viva Rondônia, nossa terra abençoada.
PSICOPATAS À SOLTA - Casos de psicopatas atacando se torna cada vez mais comuns. Nessa semana, dois episódios registrados em Rondônia comprovam isso. No primeiro, uma jovem, aparentemente normal, saiu de casa em Vilhena com vontade de matar alguém. Matou o ex namorado a facadas, quando estava fazendo sexo com ele. Em Porto Velho, dois psicopatas, anormais soltos pelas ruas, atacaram uma jovem grávida, um menor de 16 nos e a estupraram num motel,  a agrediram e ainda a jogaram de dentro do carro. Esses malucos andam por aí, entre nós. Já não chega a violência dos criminosos comuns, agora também temos esses doidos para nos preocupar.
 DEZ ANOS DEPOIS - Dez anos depois a professor Josiane Pereira ainda sofre durante com as sequelas das queimaduras que sofreu em 70 por cento do corpo, num acidente com fogos de artifício, ocorrido em 2005, na Catedral de Porto Velho. Mesmo depois de ter feito mais de dez cirurgias, bancadas pela Eletrobras, a professora tem que enfrentar muitas restrições físicas. Nunca mais teve uma vida nem perto do normal. Pior; até hoje o inquérito policial foi encerrado. Oito anos depois de enviar u ofício à empresa de fogos, pedindo informações técnicas,  polícia nada recebeu e, portanto, tudo está parado. Não é bem coisa de país de terceiro mundo?
 CADÊ A POLÍCIA? - E pleno centro, na noite de passagem de ano. Sete da noite. Numa banca de revistas localizada na Carlos Gomes, dois assaltantes atacaram. Um pai e sua filha não viram, entraram na banca e se tornaram reféns também. A criança não entendia o que estava acontecendo. Os dois bandidos ficaram rendendo várias pessoas durante quase 20 minutos. Levaram mil reais, as chaves do carro do dono da banca e cigarros. Saíram tranquilamente numa moto. Meia hora depois e chamar a PM, as vítimas ainda esperavam a presença da polícia no local. Ninguém apareceu. Uma das vítimas comentou: “se os bandidos fecharem a Sete de Setembro, nada vai acontecer. Não tem polícia!”.
 PRESENTE A PORTO VELHO - Texto publicado no Blog o governador Confúcio  Moura: “a Coordenadoria Metropolitana é do Estado. É uma estrutura rica para atender, exclusivamente, a cidade de Porto Velho. Fica atrás da Eucatur da Jorge Teixeira. São 70 máquinas novas e seminovas. Uma garagem ampla e organizada. Uma usina de produção de asfalto CBUQ (quente). E gente pronta para trabalhar. Além disto, mais 15 máquinas na Residência, para atender estradas de distritos e União Bandeirantes. E mais 14 na Residência de Extrema. Aproximadamente, 100 máquinas só para a Capital. Já houve isto antes? Que todos nós tenhamos um Feliz 2016. E me ajudem a governar Rondônia”.
 AUMENTO E NORMALIDADE - Em 24 cidades do país, as passagens de ônibus aumentara neste primeiro dia do ano. Numa delas, para surpresa geral, o preço diminuiu. Foi em Caxias o Sul, no RS, onde a tarifa ficou cinco centavos mais barata: de 3,45 para 3,40. Em Porto Velho, as empresas continuam sem reajuste, depois de cinco anos. Há previsão de que o novo consórcio já entre com preço rejustado, de 2,60 para 3 reais. Enquanto isso, as atuais empresas continuam atendendo  a população, ao contrário do que previa a  Prefeitura. Vários usuários comentaram que o sistema atuou normalmente neste período de festas de final de ano.
 PERGUNTINHA - Dilma, Lula, Collor, Aécio, Cunha: depois que acabar a Operação Lava Jato e tantas outras que estão em andamento, algum desses aí sairá ileso?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário