domingo, 31 de janeiro de 2016

O conceito ético de Sêneca a respeito da morte

Sêneca
  1. Um dos temas, repetidamente, abordado nas "Cartas" e mesmo em outras obras dos filósofos Sêneca
    versa acerca da morte.  É relevante destacar que Sêneca encara a morte com total serenidade. Para ele a morte enseja fazer um balanço plena do que vale a vida. É curioso que ele ao abordar esse tema, transforma o pessimismo acabrunhante que, normalmente, a morte inspira, em otimismo felicitante. Assim o que é visto como trágico e fatal ganha dimensão de quietude.
  2. Para Sêneca a vida não é mais do que preparação para a morte. Eis porque as "Cartas" convocam para a reflexão sobre a morte não para fins melancólicos e sim para conferir e tal evento inevitável e universal o sentido exato de valor moral de onde advém tranquilidade.
  3. Vale a pena ler essa reflexão a respeito da morte estampada na careta IV: "Nenhum mal é verdadeiramente grande quando é o último. A morte aproxima-se de ti. Ela seria, de fato, temível se pudesse estar sempre contigo. Na realidade, porém, a lei natural é que ela ou não te atinja ou te ultrapasse. É difícil - dirás - levar o espírito a conseguir desprezar a vida. Mas tudo não vês como, continuamente, ela é desprezada por motiveis fúteis? É um que se enforca diante da porta da amante, é um servo que se atira do telhado abaixo para deixar de aturar os ralhos do senhor, é um escravo fugitivo que, para não ser recapturado, se trespassa com um punhal. Pois bem, achas que a virtude é incapaz de conseguir aquilo que um terror pânico consegue? Ninguém pode obter uma vida segura se continuamente pensar em prolongá-la, se considerar entre os bens mais preciosos um grande número de anos.  Medita diariamente nisto para seres capaz de abandonar a vida com serenidade de espírito: muitos são os que se agaram à ela como pessoas arrastadas pela corrente, que jogam a mão aos cardas e rochedos! Muitos há que andam miseravelmente à deriva entre o medo da morte e os tormentos da vida, sem querer viver nem saber morrer. Se queres ter uma vida agradável deixa de preocupar-te com ela! Nenhum objeto dá bem-estar ao seu possuidor senão quando este está preparado para ficar sem ele, e nenhuma coisa mais facilmente podemos perder do que aquela que é irrecuperável depois de perdida. Anima-te, pois, e ganha coragem contra aquilo que é inevitável, mesmo aos mais poderosos".
Fonte: Do Livro SÊNECA - Filósofo Estoico e Tutor de Nero / Editora Coleção Pensamento & Vida - Volume  4.


Nenhum comentário:

Postar um comentário