sábado, 26 de dezembro de 2015

OPINIÃO DE PRIMEIRA

POR QUE TANTOS POLÍTICOS ADORAM ANDAR NA CORDA BAMBA?
Por causa das enormes dificuldades que os municípios enfrentam, poucos políticos querem enfrentar uma eleição duríssima, para assumir uma Prefeitura. Ouve-se essa afirmação praticamente todos os dias. Ela é verdadeira? Pode ser em outros lugares do país, mas não serve para Porto Velho, por exemplo. Na capital rondoniense, há mais de uma dúzia de pré candidatos para 2016. Desses, uns oito dariam um dos braços parar assumir o comando da maior cidade do Estado. É um fenômeno da política mesmo, com explicações pouco plausíveis. É muito melhor e menos problemático buscar um cargo legislativo, onde as responsabilidades são menores e uma assinatura mal posta não dá cadeia.  Por que tanta gente vai querer assumir a Prefeitura de uma cidade tão problemática, cheia de obras inacabadas, que tem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano do país e é uma espécie de cemitério de lideranças? A pergunta pode ser feita a uma relação parcial de pré candidatos (sim, porque podem surgir muitos outros ainda): Mauro Nazif, Mariana Carvalho, Hermínio Coelho, Williames Pimentel, Emerson Castro, Lindomar Garçon, Ribamar Araújo, Léo Moraes, Odacir Soares, Edgar do Boi, Alan Queiroz, Aluizio Vidal, Roberto Sobrinho...
 Alguns deles realmente não querem saber da Prefeitura, porque conhecem o que irão enfrentar. Mas há outros que estão de olho no orçamento, no prestigio que poderão conseguir, caso  melhorem  ao menos um pouco a cidade. Há o caso de Ribamar, que garante que acabará com  corrupção e outros que sonham cada um o seu sonho. A verdade é que, enquanto as Prefeituras são um grande risco para os políticos, parece que eles, cada vez mais, adoram andar na corda bamba. O MP e os órgãos de fiscalização estão esperando, ávidos, pelos que ainda se arriscam nesta empreitada duríssima!
 SEM TORNOZELEIRAS - Os 476 detentos que estão soltos em Porto Velho, beneficiados com a saída temporária de Natal e Ano Novo, apenas 33 por cento estão usando tornozeleiras eletrônicas. Por um motivo simples: não há número suficientes para todos. A Secretaria de Justiça garante que vai adquirir mais 1.500 tornozeleiras, mas só para o ano que vem. Até lá, as coisas terão que ser feitas na base o improviso.  A boa notícia, ao menos para a Capital,  é que a Sejus jura que apenas meio por cento, ou seja, só um a cada 200 beneficiados pelas saídas em datas festivas, não retornam ao sistema prisional. O índice nacional é de 5 por cento.
 QUALIDADE DA EDUCAÇÃO - No balanço do ano, que o Governo divulgou na semana passada, há alguns números e dados interessantes sobre a educação. Apenas em obras em 13 escolas, foram investidos nada menos que 148 milhões de reais. Outros 6 milhões foram gastos para construir 25 escolas indígenas e implantação de cinco escolas modelo. Aumentou ainda em 150 por cento o volume de investimentos no transporte escolar. Outros 37 milhões e 200 mil foram gatos apenas na reforma total do sistema e energia elétrica de 343 educandários do Estado. É muito investimento para as escolas. Mas mesmo assim, a qualidade do ensino, no geral, continua muito ruim.
 UM RACHA PERIGOSO - A guerra recém começou! O PMDB está rachado e isso é um perigo para o país, porque o partido de Michel Temer (será que ele continua sendo o grande chefe?) pode decidir para o bem ou para o mal. Com o PT em estágio terminal, sobrevivendo com  ajuda de aparelhos, restaria ao PMDB tocar em frente o atual projeto de governo. O Frentão, que abriga várias ideologias, todas direcionadas para lutar por cargos públicos, pode ampliar ainda mais a crise. Como o PSDB não fede nem cheira, ou seja, faz uma oposição pífia, restaria ao PMDB conduzir o país. Mas com quem? O Temer da cartinha por cargos parece que não  tem o perfil e estadista! Quem, então?
 O FIM DE BRENDA - Não se compreende o que aconteceu com a menina Brenda, de 13 anos, assassinada friamente por um assaltante, no bairro Cuniã. O covarde – que a população suspeita ser um menor que já cometeu outros delitos na região – matou a criança porque ela não quis lhe entregar o celular, que, depois de matá-la, o canalha ainda levou. Que punição merece um assassino como esse? Segundo os defensores dos “dimenor”, nenhum, porque ele não sabe o que está fazendo. A culpa é da vítima, que reagiu, certamente dirão os anormais que defendem bandidos. Já Brenda está morta. O criminoso ainda vai passear pelo bairro, rindo e ameaçando matar outras pessoas. Uma vergonha!
 VAI PIORAR... - Todos os fins de semana, entre 10 e 15 motoristas são flagrados com a cara cheia e pinga e andando pelas ruas de Porto Velho. E não só homens não. O número de mulheres é  preocupante. E com um perigo a mais. Algumas são pegas no bafômetro com nível etílico várias vezes acima do permitido e, em muitos casos, bem acima também da média do que os homens consumiram. Nestas festas de final de ano, as operações da Lei Seca serão intensificas, anuncia a PM. Portanto, muito cuidado. Além e todas as sanções, os bebuns correm o risco, ainda, de passar  o Natal ou no Ano Novo no xilindró...
 PERGUNTINHA - Qual o saco que estará mais cheio nessa véspera de Natal, n hora dos presentes: o do Papai Noel ou o dos brasileiros, que torcem para que esse 2015 tão difícil vá embora logo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário