segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

O respeito ao professor nasce na família

É inegável que a figura de maior importância na EDUCAÇÃO é o professor. No entanto, a carreira do magistério está em crise no país.

Pesquisas assinalam um grande déficit de professores em diferentes áreas e apontam um agravamento do quadro com um elevado número daqueles que estão prestes a se aposentar, não havendo a renovação necessária para cobrir o déficit que cai ano a ano. A baixa remuneração e a falta de condições de trabalho são uma das principais causas.

Os professores relatam dificuldades com suas turmas mostrando-se impotentes diante da gravidade da situação. Alguns estão praticamente se arrastando para as salas de aulas, porque sabem que terão que enfrentar muita indisciplina, falta de respeito e, às vezes, até agressões por parte dos alunos.

Como não reconhecer essa relação entre atitude dos pais e o comportamento dos filhos?

Como negar que entre nós também existe transferências das responsabilidades dos pais pela educação de seus filhos para os professores?

E o que dizer dos sentimentos de frustração e penas vividas pelos encarregados de educar os filhos daqueles que não lhes reconhecem a importância e o valor?

Pais e educadores deveriam ser parceiros na tarefa de transmitir conhecimentos e valores necessários para a boa formação do indivíduo.

Os educadores são colaboradores dos pais no desempenho da sua principal missão frente aso filhos, o estabelecimento de uma relação saudável e amistosa entre ambas as partes e necessária para que seja criado um ambiente propício à educação e ao desenvolvimento.

Fonte: Lúcia Haysés / Correio da Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário