quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

CONCURSOS - Quero ser concurseiro. E agora, o que eu faço?

Dois especialistas dão dicas para quem, depois de muito elocubrar, decidiu aplicar tempo e atenção à busca de uma vaga no serviço público

Você já ensaiava a decisão há algum tempo. Tomava a coragem de trocar uma vida difícil, porém confortável, pelo sacrifício: os finais de semana de folga se vão, a vida social fica prejudicada, e o tal descanso dos justos, para você,vira um luxo.

Mas o que fazer? Por onde começar? Respire fundo, junte toda e qualquer gotinha de determinação e se prepare para uma trajetória de erros e acertos até a aprovação.
  1. Comece dividindo muito bem o seu tempo: Faça um cronograma para os sete dias da semana. Mas atenção; sem essa de estudar seis dias e descansar o domingo:  --Quem fez isso foi Deus. Você, futuro consurseiro, é mortal - afirma a professora de Língua Portuguesa Fabiana Ferreira, que leciona para turmas de concurseiros.
  2. Visualize onde você quer chegar. Escolha desde o início a carreira e o cargo, e evite escolhas genéricas; --Mais do que escolher a carreira policial ou trabalhista, escolha o cargo específico - aconselha Alessandro Sanchez, professor da rede LFG. Ou seja, em vez de escolher apenas "concursos do TRT", escolha estudar para vagas de analista, por exemplo. Faz diferença.
  3. Mantenha-se bem informado. Verifique se, em editais anteriores do concurso do qual vai participar, consta a cobrança de atualidades como disciplina. Procure visitar no mínimo dois portais de noticiais todos os dias e,  caso encontre alguma notícia importante, faça um fichamento. Guias de atualidades também são úteis (lembra do Almanaque Abril?).
  4. Tenha foco. Se você decidiu que vai estudar, obviamente não é aconselhável passar horas atualizando seus contatos na internet sobre miados do seu gato. Entretanto, você pode utilizar o tempo na internet para navegar em páginas úteis aos estudos.
  5. Pense positivo. Não adianta ter medo de resolver os problemas de disciplinas com as quais não tem afinidade. Grande coisa se você era ruim em matemática na escola, o pensamento é que não há matéria que alguém não possa aprender:  --Programa seu cérebro positivamente e controle a ansiedade até a hora do concurso - diz Fabiana.
Fonte: Jornal Alto Madeira





Nenhum comentário:

Postar um comentário